Meio Ambiente
Consciente da necessidade de preservação ambienta
Consciente da necessidade de preservação ambiental, a Maquinaço faz a destinação correta do óleo lubrificante usado em sua frota. Em conformidade com a legislação vigente, fazemos a reciclagem através do rerrefino. E ele deve ser
acondicionado em tanques apropriados para ser direcionado para coleta.
Todos os lubrificantes usados utilizados pelos equipamentos da empresa são encaminhados para postos de coleta especializados, de forma a não afetar negativamente o ambiente. Descartar de qualquer outra forma é incorrer em crime ambiental. O descarte é regido pelas Leis do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e Portarias da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
A Maquinaço trabalha somente com equipamentos novos, equipados com motores que atendem as exigências européias de emissão de poluentes. A nossa manutenção, quando executada no local da prestação dos serviços, é cercada de procedimentos para que nenhum resíduo de lubrificante entre em contato com o solo.
Mercado de reciclagem do lubrificante
Há hoje 10 empresas de rerrefino em operação, reunidas no Sindirrefino (Sindicato Nacional da Indústria do Rerrefino de Óleos Minerais). Cerca de 550 veículos dessas empresas são cadastrado na ANP, autorizados a realizarem a coleta, principalmente nas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e em várias cidades do Nordeste e nas capitais dos Estados que compõem a região Norte. Essa coleta é realizada junto aos postos de serviços, oficinas, empresas concessionárias e garagens de grandes frotas. Estima-se que, em todo o mundo anualmente 40% do lubrificante têm condições de serem reaproveitados.
Veja mais